“O direito oferece o dado da linguagem como seu integrante constitutivo. A linguagem não só fala do objeto (Ciência do Direito), como participa de sua constituição (direito positivo)”.

Paulo de Barros Carvalho

A liberdade de imprensa, como a de religião ou de pensamento, é garantia constitucional prevista em cláusula pétrea e nuclear do contrato social brasileiro. Logo, não pode ser adjetivada, reduzida ou condicionada.

10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

"O Estado de Direito é o Estado que se submete ao princípio de que Governos e governantes devem obediência à Constituição."

Goffredo da Silva Telles Junior











terça-feira, janeiro 31, 2012

Governo quer duplicar multa toda vez que motorista bêbado for flagrado

Projeto negociado com o Congresso ainda inclui retirar artigo que fixa teor de álcool no sangue e aumentar prazo de apreensão de CNH.

- O governo se rendeu à evidência de que a lei seca caducou depois de três anos e meio de existência e está fechando com o Congresso um acordo para mudar o texto. O plano é combater a impunidade de motoristas que dirigem sob efeito de álcool e são responsáveis por mais de 20% das mortes no trânsito. A ideia, segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, é dobrar o valor das punições e retirar da lei o artigo que fixa o teor de álcool no sangue.
Leia mais (clique)
Fonte: Estadão

Na contramão dessa medida de combate ao álcool, a base aliada da Presidente, sob a liderança de deputado do seu partido, entra com projeto de se liberar a bebedeira nos Estádios de Futebol, algo que vai dar muito problema para polícia, para saúde e para população.


quinta-feira, janeiro 12, 2012

Celular e e-mail fora do trabalho podem dar hora extra

Em tempos de popularização dos smartphones, uma lei que acaba com a distinção entre trabalho dentro da empresa e à distância, sancionada pela presidente Dilma Rousseff no final de 2011, já gera polêmica entre empregados e empregadores.

A legislação, que alterou a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), diz que o uso de celular ou e-mail para contato entre empresas e funcionários equivalem, para fins jurídicos, às ordens dadas diretamente aos empregados, informa reportagem de Maeli Prado e Priscilla Oliveira publicada na Folha desta quinta-feira.
 Leia mais (clique)
Fonte: Folha Online.

quarta-feira, janeiro 11, 2012

AGU cobra custos de novas eleições de prefeitos cassados

Desde 2008, eleitores de 180 municípios tiveram de voltar às urnas para substituir prefeitos cassados; gastos com essas votações podem chegar a R$ 5 milhões.
Leia mais (clique)
Fonte: Estadão.

JUSTIÇA ELEITORAL.

A Justiça condenou o ex-prefeito de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, Edson Wasen a quatro anos e sete meses de prisão por usar recursos municipais para publicidade pessoal. De acordo com a decisão do juiz Clairton Mário Spinassi, publicada na terça-feira (10), o ex-prefeito ainda deve devolver R$ 518 mil aos cofres do município. Wasen pode recorrer da decisão.
Leia a matéria completa (clique)
Fonte: Portal G1

SEGURO SAÚDE.


Seguro não garante viagem tranquila.




Viajantes que adoeceram no exterior travam batalha para obter atendimento médico e indenização
RIO - O planejamento de uma viagem ao exterior inclui, normalmente, a aquisição de um seguro cujo objetivo é garantir a tranquilidade do viajante, principalmente no caso de problemas de saúde. Entre o plano e a realidade, porém, há uma grande diferença. Mesmo seguindo a orientação dos agentes de viagem e contratando serviços de empresas conhecidas, duas brasileiras tiveram suas viagens de sonho transformadas em pesadelos. Um dos casos está tramitando na Justiça do Rio.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo (CLIQUE)


segunda-feira, janeiro 09, 2012

Saiba como ter seu casamento declarado nulo na Igreja Católica

Declaração de nulidade é dada pelo Tribunal Eclesiástico após um processo semelhante a uma ação civil comum.

Com a declaração de nulidade matrimonial, as pessoas podem voltar a se casar no religioso e a comungar nas missas. Essa declaração é dada pelo Tribunal Eclesiástico, um órgão de jurisdição da Igreja Católica, após um processo semelhante a uma ação civil comum, com a participação de advogados, testemunhas e juízes. Leia a matéria completa (clique)