“O direito oferece o dado da linguagem como seu integrante constitutivo. A linguagem não só fala do objeto (Ciência do Direito), como participa de sua constituição (direito positivo)”.

Paulo de Barros Carvalho

A liberdade de imprensa, como a de religião ou de pensamento, é garantia constitucional prevista em cláusula pétrea e nuclear do contrato social brasileiro. Logo, não pode ser adjetivada, reduzida ou condicionada.

10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

"O Estado de Direito é o Estado que se submete ao princípio de que Governos e governantes devem obediência à Constituição."

Goffredo da Silva Telles Junior











quinta-feira, outubro 22, 2009

Cartório poderá corrigir erro em registro civil

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou a autorização para que erros em registro civil sejam corrigidos diretamente em cartório. Pela proposta, a correção poderá ser feita a partir de petição do interessado. O Ministério Público terá cinco dias úteis para se manifestar contra a retificação. Como já havia sido aprovado na Câmara e não recebeu emendas no Senado, o projeto vai a sanção presidencial. Noticiou o jornal Folha de S. Paulo.

Base de dados: Ultima Instância.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá,

Tenho uma dúvida na qual talvez possam ajudar.

Eu gostaria de saber como devo proceder para alterar meu sobrenome (Zimermann).

O correto seria "Zimmermann" - "carpinteiro" em alemão.

A situação é que não tenho como conseguir a certidão dos meus avós, que não vejo há mais de dez anos.

Porém, o sobrenome incorreto me causa constrangimento ao me identicar como descendente de alemães.

Escrever "Zimermann" suprimindo a letra "m" é o equivalente em português de se escrever com apenas um "s" uma palavra que tenha "ss".

Exemplos:
passar > pasar
massa > masa

Sinto-me como se carregasse comigo um sobrenome analfabeto.

Posso argumentar este fato sem precisar levantar provas documentais (uma vez que o sobrenome traduzido é um substantivo e a grafia está obviamente incorreta)?

Onde devo ir para solicitar este procedimento? Apenas no cartório onde fui registrado ou pode ser outro? Fui registrado em Curitiba num cartório que na época se chamava "Douglas Binde", e que, aparentemente, não existe mais com esse nome.

Já tenho 24 anos. Precisarei de um advogado?

Agradeço se puderem ajudar.

PS.: gostei desse site. Estará nos meus favoritos.

silva lemes disse...

Caro Zimermann,

Se desejar uma resposta pessoal, use o contato na barra lateral (envelope) colocando o seu e-mail para resposta.Esclarecemos que este não será divulgado, já que o sistema é seguro e só o administrador da página tem acesso.