“O direito oferece o dado da linguagem como seu integrante constitutivo. A linguagem não só fala do objeto (Ciência do Direito), como participa de sua constituição (direito positivo)”.

Paulo de Barros Carvalho

A liberdade de imprensa, como a de religião ou de pensamento, é garantia constitucional prevista em cláusula pétrea e nuclear do contrato social brasileiro. Logo, não pode ser adjetivada, reduzida ou condicionada.

10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

"O Estado de Direito é o Estado que se submete ao princípio de que Governos e governantes devem obediência à Constituição."

Goffredo da Silva Telles Junior











quinta-feira, março 05, 2009

CD E DVD PIRATA É CRIME!

Camelô que vende DVDs piratas comete crime de violação de direito autoral
5/3/2009
Comete o crime previsto no art. 184, § 2º, do Código Penal, a pessoa que, com o intuito de lucro, expõe à venda diversos DVDs reproduzidos com violação dos direitos dos autores, sem a expressa autorização dos titulares dos direitos ou de quem os represente.

Continue lendo!... (clique!)
Quem compra, por sua vez está praticando um ilícito penal da mesma forma da receptação de mercadoria roubada, considerando a mesma conduta do parecer acima. Assim é a minha opinião.
Além de contribuir por algo mais podre que pode existir sob o manto da proteção, da criação de ocupação para os desafortunados, etc.etc. (Como propagam alguns políticos populistas!)...
Parodiando a expressão que vi em algum artigo na internet, "não existe um simples cigarrinho de maconha que não carregue uma mancha de sangue", usar-se da pirataria para levar alguma vantagem, com certeza, na maioria dos casos pode estar no mesmo caminho.

Contestado por um leitor, gostaria de lembrar que "aqueles maiorais" que lucram com a venda de produtos pirateados, muitas vezes nem estão no Brasil. Notícias correm que o grande parceiro do Brasil chamado China está entre os maiores "fabricantes" de produtos piratas. Ao mesmo tempo que aquele e outros países não respeitam nem os direitos dos trabalhadores, também não respeitam a propriedade intelectual dos artistas (compositores, músicos, técnicos de sons, etc) que gastam enorme quantia para produzir um CD, entre outros produtos.
Como eu disse acima, não existe inocência nisso e muita água suja já pode ter rolado até o produto pirata chegar às suas mãos.
O problema deste ou daquele indivíduo, como disse um leitor se referindo a um advogado que compra esse tipo de produto ilegal é a cultura brasileira da "Lei de Gerson", isto é "se você quer levar vantagem em tudo?...)

Um comentário:

Anônimo disse...

Na minha opinião quem vende DVD/CD pirata não deveria ser preso, mas já que a violação de direitos autorais é crime, como diz no código penal, então esse ato ao olhos dos homens se considera crime. Sabe oque me deixa indignado, é saber que um pais como o Brasil, onde a corrupção é gritante, um crime a mais, ainda mais dessa natureza, não deveria ser levado em conta.Vamos raciocinar: por que a justiça não prende tambem os ratos que habitam o congresso nacional?, por que os fabricantes de DVD/CD não baixam os preços, para aquelas pessoas que possuem uma renda ínfima tenham acesso ao entretenimento? por que o médico fuma, mesmo sabendo que o cigarro faz mal ? por que um advogado, que é mestre na sua área também compra CD/DVD pirata? visto que eu vi esse dito advogado, que trabalha como coordenador do curso de direito na Empresa em que trabalho, comprando DVD/CD pirata, afinal de contas, o que é certo, o que é errado?