
52,0% responderam que tiveram algum problema de consumo há poucos dias.
19,9% responderam que tiveram algum problema de consumo este mês.
24,8% responderam que tiveram algum problema de consumo ano passado.
3,2% responderam que nunca tiveram problema de consumo.
José Geraldo Tardin, presidente do IBEDEC, vê com muita preocupação o resultado da pesquisa. Para ele “os dados podem indicar que as pessoas só procuram auxílio nas associações, quando o problema de consumo já ocorreu. O IBEDEC trabalha fortemente para prevenir problemas dos consumidores, lançando anualmente Cartilhas sobre Compra de Imóveis, Compra de Veículos, Direitos do Consumidor em Geral e sobre Financiamentos Habitacionais. Acreditamos que a informação é a maior arma do consumidor para evitar problemas.”
Tardin ainda destaca que “a pesquisa também pode revelar que ainda há muito por fazer na área do Direito do Consumidor, pois mesmo com todo o avanço no pensamento dos Tribunais, na Legislação, na forte atuação dos PROCON´s e das Associações de Consumidores, ainda são milhares de reclamações e ações sobre o assunto todos os anos no país.”O importante é que o consumidor se mantenha informado e procure seus direitos, não permitindo abusos e nem aceitando produtos ou serviços defeituosos.
O site do IBEDEC – www.ibedec.org.br - dispõe de Cartilhas de Direito do Consumidor para orientação, além de notícias e artigos da área de direito do consumidor, direito do trabalho e direito previdenciário, jornais e leis, recebendo cerca de 3000 acessos todas as semanas.Através do e. mail consumidor@ibedec.org.br, o IBEDEC orienta dezenas de consumidores todos os dias, sobre os mais variados assuntos.
Maiores informações pelo fone (61) 3345-2492 e 9994-0518 com o presidente do IBEDEC, José Geraldo Tardin.
Publicado com autorização do autor.
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