“O direito oferece o dado da linguagem como seu integrante constitutivo. A linguagem não só fala do objeto (Ciência do Direito), como participa de sua constituição (direito positivo)”.

Paulo de Barros Carvalho

A liberdade de imprensa, como a de religião ou de pensamento, é garantia constitucional prevista em cláusula pétrea e nuclear do contrato social brasileiro. Logo, não pode ser adjetivada, reduzida ou condicionada.

10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

"O Estado de Direito é o Estado que se submete ao princípio de que Governos e governantes devem obediência à Constituição."

Goffredo da Silva Telles Junior











terça-feira, janeiro 13, 2009

PESQUISA DO IBEDEC REVELA: 97% DOS INTERNAUTAS JÁ TIVERAM PROBLEMAS DE CONSUMO.

O IBEDEC realizou uma enquete em seu site, obtendo 1.109 respostas dos internautas para a seguinte pergunta: Você já teve algum problema de Consumo?



52,0% responderam que tiveram algum problema de consumo há poucos dias.

19,9% responderam que tiveram algum problema de consumo este mês.

24,8% responderam que tiveram algum problema de consumo ano passado.

3,2% responderam que nunca tiveram problema de consumo.



José Geraldo Tardin, presidente do IBEDEC, vê com muita preocupação o resultado da pesquisa. Para ele “os dados podem indicar que as pessoas só procuram auxílio nas associações, quando o problema de consumo já ocorreu. O IBEDEC trabalha fortemente para prevenir problemas dos consumidores, lançando anualmente Cartilhas sobre Compra de Imóveis, Compra de Veículos, Direitos do Consumidor em Geral e sobre Financiamentos Habitacionais. Acreditamos que a informação é a maior arma do consumidor para evitar problemas.”

Tardin ainda destaca que “a pesquisa também pode revelar que ainda há muito por fazer na área do Direito do Consumidor, pois mesmo com todo o avanço no pensamento dos Tribunais, na Legislação, na forte atuação dos PROCON´s e das Associações de Consumidores, ainda são milhares de reclamações e ações sobre o assunto todos os anos no país.”O importante é que o consumidor se mantenha informado e procure seus direitos, não permitindo abusos e nem aceitando produtos ou serviços defeituosos.



O site do IBEDEC – www.ibedec.org.br - dispõe de Cartilhas de Direito do Consumidor para orientação, além de notícias e artigos da área de direito do consumidor, direito do trabalho e direito previdenciário, jornais e leis, recebendo cerca de 3000 acessos todas as semanas.Através do e. mail consumidor@ibedec.org.br, o IBEDEC orienta dezenas de consumidores todos os dias, sobre os mais variados assuntos.



Maiores informações pelo fone (61) 3345-2492 e 9994-0518 com o presidente do IBEDEC, José Geraldo Tardin.


Publicado com autorização do autor.

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