“O direito oferece o dado da linguagem como seu integrante constitutivo. A linguagem não só fala do objeto (Ciência do Direito), como participa de sua constituição (direito positivo)”.

Paulo de Barros Carvalho

A liberdade de imprensa, como a de religião ou de pensamento, é garantia constitucional prevista em cláusula pétrea e nuclear do contrato social brasileiro. Logo, não pode ser adjetivada, reduzida ou condicionada.

10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

"O Estado de Direito é o Estado que se submete ao princípio de que Governos e governantes devem obediência à Constituição."

Goffredo da Silva Telles Junior











terça-feira, abril 08, 2008

RAPADURA AGORA É PRODUTO ALEMÃO!...

Quem diria? Nossa rapadura, produto tipicamente brasileiro desenvolvido a partir da garapa de cana de açucar, e alimento ainda consumido em grande parte do Brasil, agora está sendo ameaçada de perder a sua "cidadania brasileira" para ter sotaque alemão.
Rapadura ist meine!....
Uma empresa com o nome de Rapunzel registrou a patente do produto nacional como um tipo de açucar orgânico de formula própria dessa empresa.
Mas, como diz a reportagem da Folha de S.Paulo: "O Brasil não entrega a rapadura!.."
Isso já tinha acontecido com o Açaí e outros produtos naturais típicos do Brasil que foi alvo da cobiça de japoneses. Daqui a pouco, o nosso "tutu", comida típica das Minas Gerais, o "vatapá" da Bahia, e outros pratos típicos para serem produzidos os brasileiros terão que pagar royalties para os gringos.
Num mundo globalizado onde o lucro é o objetivo de quase tudo, isso já está indo além da conta!
Mas, o Brasil não deve mesmo entregar a "palha e a rapadura" para se firmar no mercado internacional como um país que defende o direito dos brasileiros, acima de tudo.

Nenhum comentário: